Copyright 2012  -  Matemática 1º ciclo - Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro
Telefone: +351 259 350 818
Fax: +351 259 350 817
E-mail: mat1ciclo@utad.pt

Dept. de
Matemática
UTAD
Intranet
CM-UTAD
Webmail
Isabel Maria do Cabo Luiz - aluna da Licenciatura em Matemáticas Financeiras entre 2001 e 2005
Consultora Sénior na BearingPoint France SAS



Depoimentos de Alunos

Uma boa reflexão sobre a qualidade do nosso curso baseia-se no percurso de antigos alunos de anteriores licenciaturas em Matemática e Matemáticas Financeiras da UTAD.
Quando cheguei de Paris e ingressei na UTAD queria ser professora de matemática. Sempre gostei da área de matemática e de explicar o pouco que conhecia. No entanto, sentindo que o ensino vivia horas complicadas em Portugal, comecei a pensar em alternativas. Foi nessa mesma altura que foi criado o curso de Matemáticas Financeiras, que combinava matemática com o mundo da economia, tendo optado então por este novo caminho.
Os meus quatro anos passados na UTAD passaram a correr, com professores de qualidade e um plano de estudos muito bem estruturado. Na minha opinião, a vantagem deste curso, apesar de ser exigente, é o grande leque de matérias lecionadas: economia, contabilidade, econometria, estatísticas, teoria dos jogos, atuariado, …, tudo isso de forma aprofundada.
O recém-licenciado sai no fim do curso com uma bagagem sólida, reconhecida por empresas das mais variadas áreas, tais como bancos, seguradoras ou consultorias, tanto em Portugal como no estrangeiro. No meu caso, mal terminei o curso, tive a sorte de poder trabalhar na Cisco durante um ano: três meses em Lisboa e nove meses nos Estados Unidos como gestora de projetos. Realizei, nesse período, o business case de um projeto e descobri a gestão de projetos. Após essa experiência regressei a Paris, desta vez numa das principais consultorias de França. Estive envolvida em diferentes projetos, em diferentes clientes: na EDF (equivalente da EDP), no banco Société Générale, etc.. 
Acontece-me frequentemente de repensar nas decisões tomadas e perguntar-me como teria evoluído se tivesse optado por outro caminho. No entanto, nunca me arrependi de ter escolhido a UTAD, em Vila Real, e o curso de Matemáticas Financeiras.

Portal do
Estudante
Carlos André Miranda Pires - aluno da Licenciatura em Matemática (Ensino de) entre 1998 e 2002
Professor de Matemática do 3º Ciclo do Ensino Básico e do Ensino Secundário (Agrupamento de escolas de Alijó)
A frequentar o 2º ciclo em Estatística Aplicada na UTAD (2011/2012)


A frequência do curso de Matemática na UTAD, entre 1998 e 2002, adicionou ao gosto que tinha pela disciplina, uma formação matemática sólida e rigorosa, preparando-me científica e pedagogicamente para exercer a função de professor no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário.
Atualmente frequento o 2º ciclo em Estatística Aplicada, que é uma das alternativas de prosseguimento de estudos após a conclusão do 1º ciclo em Matemática. Neste regresso à UTAD, dez anos depois de concluir a licenciatura, reencontrei uma equipa de docentes com a mesma motivação, o mesmo rigor, exigência e profissionalismo, enriquecida com a experiência de dez anos de prática letiva e de investigação.
Paulo José Martins Vasco - aluno da Licenciatura em Matemática entre 1995 e 2000
Professor Auxiliar no Departamento de Matemática da UTAD
Investigador no Centro de Matemática CM-UTAD



Fui aluno da Licenciatura em Matemática na UTAD entre 1995 e 2000. Durante esse tempo adquiri uma excelente formação matemática, o que me possibilitou ingressar no Mestrado e posteriormente no Doutoramento, o qual já terminei em 2009.
Tive sempre um imenso apoio e incentivo de todos os professores da Licenciatura, os quais influenciaram claramente o meu percurso académico e profissional. Muitos deles são agora meus colegas e tenho o imenso prazer de trabalhar com eles.
Recebo com alegria a notícia da abertura do 1º Ciclo em Matemática, agora com a possibilidade de escolha de diferentes opções no 3º ano do curso o que permite um leque mais variado de saídas profissionais e/ou prosseguimento de estudos.
Pedro Manuel Alves Barroso Magalhães - aluno da Licenciatura em Matemática entre 1997 e 2002
Analista Financeiro (Direção de Estudos, Planeamento e Controlo do Instituto de Gestão de Fundos de Capitalização da Segurança Social)
Assistente Convidado (Escola de Economia e Gestão da Universidade do Minho)

Tive o privilégio de ser aluno da Licenciatura em Matemática pela UTAD entre 1997 e 2002, tendo-me possibilitado uma formação universitária bastante abrangente e qualificada. Foram cinco anos de desafio constante e de incentivo ao desenvolvimento das minhas capacidades e competências.
Foi, assim, um período ativo e rico de formação académica, em paralelo com um crescimento pessoal e humano, que me possibilitou enfrentar, mais bem preparado, os desafios da vida profissional.
No fundo, a frequência da Licenciatura em Matemática na UTAD, para além de enriquecer o meu conhecimento matemático, permitiu-me abrir novos horizontes e enfrentar com confiança várias etapas da minha vida, nomeadamente em posteriores graus académicos.
O companheirismo e a partilha de conhecimentos e de experiências entre colegas, verificados ao longo de todo o curso, foram, sem qualquer dúvida, uma mais-valia para a consecução dos meus objetivos académicos.

Novo